DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO DO MÓDULO ANTÁRTICO PADRÃO - MAP

Resumo: A pesquisa aqui proposta visa trazer uma contribuição específica para o Programa Antártico Brasileiro, através da elaboração de um Projeto do Módulo Antártico Padrão (MAP) a ser construído junto à Estação Brasileira na Antártica, a Estação Antártica Comandante Ferraz - EACF.
Formada originalmente pela justaposição de vários contêineres metálicos adaptados para funcionar enquanto alojamento e laboratórios, a EACF recentemente teve que passar por um grande reforma visando melhorar as condições de habitabilidade e a manutenção periódica das edificações e instalações. Sabe-se, contudo, que a sua vida útil é limitada e que algum dia será preciso pensar em alternativas tecnológicas mais adequadas para a substituição gradativa dos módulos que compõem o espaço atual da EACF, ou mesmo para a sua ampliação.
Atualmente já existe a demanda pela construção de um espaço adequado para implantação de um laboratório voltado para o monitoramento ambiental na região da EACF.
O desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para construção de ambientes que garantam a permanência humana na Antártica faz parte dos objetivos do Arquiantar.
Coloca-se, deste modo, uma oportunidade concreta para o desenvolvimento de um novo modelo de edificação baseada em um sistema construtivo mais adequado às condições locais e às novas exigências do ponto de vista ambiental e logístico, que deverão ser observadas pelo Programa Antártico Brasileiro.
O presente projeto visa, portanto, o desenvolvimento de um tópico específico com relação aos estudos brasileiros da arquitetura na antártica, que embora previsto, não foi ainda desenvolvido adequadamente, qual seja, a busca de novas soluções tecnológicas para a construção de edificações no ambiente antártico.
Acredita-se que esta é também a oportunidade para investigar novas soluções tecnológicas de manutenção do homem em ambientes inóspitos. Os resultados desta investigação podem servir não só aos propósitos da missão brasileira na Antártica, mas também para aplicações em outros ambientes de natureza extrema ou acessibilidade difícil ou limitada.

Data de início: 01/04/2009
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Pesquisador CRISTINA ENGEL DE ALVAREZ
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910