Projeto especiais I - ARQ12225 | Avaliação Pós-Ocupação (APO) | Profa Virginia Queiroz | Modalidade Híbrida | 4ª feiras - 8h às 12h: A Avaliação Pós-Ocupação (APO) consiste na aplicação de um conjunto de métodos e técnicas para diagnosticar fatores positivos e negativos de um ambiente construído no decorrer de sua utilização. A APO se diferencia das avaliações de desempenho por apurar também a satisfação dos usuários, que ocorre por meio da aplicação de diversos instrumentos, como entrevistas, questionários, grupos focais e passeios acompanhados. O objetivo principal desta avaliação é aferir o desempenho físico e a satisfação dos usuários em relação ao ambiente construído analisado.
Tópicos de Arquitetura e Urbanismo IV - ARQ12184 | Profa Martha Campos | 3ª e 5ª feiras - 14h00 às 16h00: Desenvolvimento do pensamento e da prática do urbanismo no período a partir dos anos de 1980, evidenciando as ideias e manifestações mais significativas ocorridas na rede urbana internacional e nacional. Abordagem do arcabouço conceitual e capacitação para a análise conjunta do processo de urbanização e de elaboração de projetos urbanísticos, através do estudo de experiências representativas do período. Contextualização sobre os antecedentes, as motivações e a aplicação dos instrumentos urbanísticos do Estatuto da Cidade (EC) no Brasil quando associado ao pensamento e a prática do urbanismo a partir dos anos de 80 do século XX. Estudo de experiências representativas do período de projetos urbanísticos com aplicação dos instrumentos urbanísticos do EC. Aprendizado crítico sobre o papel das políticas urbanas a partir de normativa federal dos artigos 182 e 183 da Constituição da República Federativa do Brasil Brasileira – Lei nº. 10.257, de 10 de julho de 2001 –Estatuto da Cidade (EC). Ressaltar os vínculos do pensamento e da prática do urbanismo com o debate contemporâneo acerca do conceito do Direito à Cidade (DC), bem com a evolução e mudanças desse conceito a partir de um duplo registro atual: teórico conceitual e prático reivindicativo.
Planejamento Habitacional I - ARQ12222 | Habitação Contemporânea | Profa Liziane Jorge | 4ª feiras - 8h às 12h: Políticas públicas para habitação e interfaces. Noções sobre metodologias participativas: planejamento, projeto e construção. Discussão de casos e proposição de programas habitacionais. Estudo de medidas voltadas à modernização da produção habitacional, inovação, desenvolvimento tecnológico e modernização da gestão no setor. Novas proposições de projeto para habitação coletiva. Objetivos: Conhecer e discutir conceitos qualitativos para o projeto da habitação contemporânea; discutir as mudanças sociais, demográficas e familiares relacionadas à habitação contemporânea; estudo de métodos de projeto voltados para a habitação; estudo de programas, projetos e edifícios residenciais em contexto nacional e internacional; estudo de metodologias de qualidade aplicáveis às escalas da cidade e da vizinhança e estudos tipológicos, funcionais, dimensionais do espaço residencial.
Tópicos de arquitetura e urbanismo - ARQ03622 | Prof Nelson Pôrto Ribeiro | 2ª à 5ª feiras - 16h às 19h: O propósito desta disciplina é a de discorrer sobre a presença da TRADIÇÃO na arquitetura e no urbanismo contemporâneo. Apesar da intenção explícita da 1ª modernidade de romper radicalmente com a arquitetura e a arte do passado, fazendo tábula rasa e reiniciando do zero, teóricos como Summerson e Montaner questionam o alcance destes pressupostos ontogênicos e demonstram a permanência de práticas e estéticas do passado na arquitetura e no urbanismo do presente. No curso em questão tentaremos abordar as diversas formas em que a TRADIÇÃO pode se inserir na prática contemporânea da arquitetura, seja pela: 1.Tradição tipológica; 2.Tradição estética; 3.Tradição tectônica; 4.Tradição urbana.
Tópicos em representação I - ARQ12216 | Prof Bruno Massara | Modalidade Híbrida | 3ª e 5ª feiras - 16h às 18h: Disciplina dedicada ao ensino de técnicas de projeto de mobiliários e superfícies arquitetônicas utilizando modelagem generativa e técnicas de fabricação digital (corte a laser). O contexto de trabalho terá como inspiração o sistema construtivo de código aberto Wikihouse, a partir do qual serão desenvolvidas novas variações, customizações e complementações tais como pisos, forros, vedações, mobiliários, elementos de cobertura, proteção solar, etc. Serão ensinadas técnicas paramétricas para criação de padrões de corte e furação em superfícies, seccionamento e planificação de sólidos e superfícies complexas, elaboração de encaixes entre elementos construtivos, e posterior prototipagem e fabricação por meio de corte a laser. O objetivo da disciplina é capacitar os estudantes para utilizar processos de modelagem 3d associados diretamente às técnicas de prototipagem digital. metodologia de trabalho adotada será de oficina/workshop, com parte da carga horária a ser cumprida presencialmente em laboratório de fabricação digital no Cemuni 3 da UFES (Campus Goiabeiras).
Políticas públicas em arquitetura e urbanismo - ARQ12224 | Profa Daniella Bonatto | 4ª feiras - 9h às 13h: A pedido da professora será quebrado o pré requisito para alunos iniciantes, pois o objetivo é inserir o conceito urbano nos primeiros períodos do curso. Introdução à Mobilidade Urbana – Sabia que o planejamento urbano e a mobilidade estão diretamente ligados e que as políticas públicas de habitação, transporte, meio ambiente, esporte e lazer – por exemplo – impactam na mobilidade urbana? Já parou para pensar que a maneira como a cidade está organizada determina para onde e de que forma nos deslocamos na cidade? Sabia que o setor de Transporte é o maior responsável pelas emissões de gases de efeito estufa, tendo enorme impacto nas emergências climáticas? E que o automóvel é o maior responsável pela emissão de CO2? Sabia que a mobilidade ativa (a pé, de bicicleta, de skate...) tem relação direta com a saúde do indivíduo, com rebatimento na saúde coletiva? Já ouviu falar em Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável? Já parou prá pensar nos meios de transporte que escolhemos para nos movimentar pela cidade? E já pensou que os grupos por gênero, raça, renda e idade possuem distinções nos padrões de deslocamento? Já se pegou pensando como é possível melhorar a mobilidade urbana de uma cidade? Ah, mobilidade é um tema riquíssimo para discutirmos cidade, políticas públicas e qualidade de vida. Que tal conhecer e discutir noções básicas de mobilidade urbana, aspectos técnicos de planejamento e gestão e refletir sobre sua própria experiência de se locomover pela(s) cidade(s)? Que tal trabalharmos juntos nesta disciplina?!?
Desenho de Interiores - ARQ01514 | Profa Izabela Pellegrini | 6ª feiras - 13h às 17h: A disciplina optativa de Desenho de Interiores visa a representação gráfica do projeto de Arquitetura de Interiores em plantas baixa, cortes, vistas, perspectivas e detalhes. A disciplina contempla desde as fases iniciais de projeto até o detalhamento de áreas molhadas e marcenaria.
Paisagismo II | Profa Janaina Schmidel Batista | | Modalidade Híbrida | 4ª feiras - 14h às 18h: A disciplina de Paisagismo II tem como objeto principal o desenvolvimento de um Pocket Park associado a uma edificação de cunho comercial a fim de estabelecer o contínuo entre espaço livre e espaço edificado numa área urbana ativa e densa. Deste modo os participantes receberão o projeto básico da edificação e sua locação prévia no terreno, assim como o programa de necessidades, e irão debater sobre o mesmo a fim de elaborar uma proposta complementar de uso externo pela população tanto local, quanto aquela que trabalha e transita pelo mesmo. O intuito é refletir sobre o papel dos espaços livres privados em meio à cidade e como tornar estes de acesso público de conexão entre as pessoas, e a ideia de coletivo. Podemos dizer que a proposta tem o cunho de reconhecer o papel social do lote uma vez que busca transformar o mesmo em local plural e pensado à diversidade de meio e conexões urbanas.