Apresentação
Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Ufes
-
Tecnologia e patrimônio. Tecnologia e sustentabilidade. Patrimônio cultural e natural e conexões com a arquitetura e a cidade: fundamentação, análise e intervenção. Teoria e história da arquitetura e da cidade. Estudos sobre técnicas construtivas e preservação patrimonial. Metodologias e instrumentos para o planejamento, o projeto e a gestão do patrimônio. Processos de urbanização e suas articulações com o patrimônio, a tecnologia e a sustentabilidade. A questão da sustentabilidade no processo de projeto. As tecnologias aplicadas ao conforto ambiental e à eficiência da edificação e das soluções urbanas. As questões inerentes ao conforto térmico, acústico e lumínico, clima urbano e sustentabilidade. Métodos e instrumentos de avaliação de sustentabilidade.
-
Processos de urbanização, metropolização e estruturação do território. Teoria e história da cidade e do urbanismo. Estudos sobre configuração e morfologia urbana. Metodologias e instrumentos para o planejamento, o projeto e a gestão do território. Fundamentação, análise e intervenção relativas à paisagem. Investigação sobre planos e políticas físico-territoriais e nexos com o contexto histórico, geográfico, social e a agenda político-econômica. A produção e gestão da cidade contemporânea e a articulação global-local. Estudos sobre política e subsídios para projeto de habitação e sobre redes e infraestruturas urbanas. Esta linha de pesquisa vem sendo aprimorada, especialmente a partir do esforço dos professores ao programa e do aperfeiçoamento do quadro docente pré-existente.
O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo desde 2007 e o curso de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo desde 2021 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação.
O programa já formou 213 mestres e 4 doutores e conta com 69 alunos regularmente matriculados, sendo 24 no mestrado e 45 no doutorado.
