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CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA VISTA EM AMBIENTE EDUCACIONAL

Nome: WISLLEY VIEIRA PAIVA

Data de publicação: 16/04/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA COELHO LARANJA Presidente
EDNA APARECIDA NICO RODRIGUES Examinador Interno
MARIA MAIA PORTO Examinador Externo

Resumo: A presença de janelas nos ambientes permite conexão do espaço interno com o externo,
construindo a noção de paisagem e contribuindo para o conforto, produtividade, saúde e bemestar dos usuários. O acesso à natureza através de uma vista pela janela pode trazer benefícios
para os usuários passam a maior parte do dia em ambientes fechados no qual, vistas com uma
alta proporção de elementos naturais são mais bem avaliadas do que aquelas dominadas por
elementos artificiais, como edifícios, paredes, ruas e calçadas. Por outro lado, o contexto
educacional contemporâneo, a qualidade do ambiente de aprendizagem desempenha um papel
crucial no desempenho acadêmico dos alunos onde, entre os diversos elementos que compõem
este ambiente, a qualidade da vista emerge como um fator frequentemente subestimado, mas
de extrema relevância. Diante disto, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma
metodologia para avaliar a qualidade da vista em ambiente educacional. A metodologia desta
pesquisa foi baseada em revisões bibliográficas da NBR 15.215, certificações internacionais e
artigos científicos. Como resultado, a metodologia proposta para avaliação da qualidade da vista
foi constituída de três etapas classificadas como: pré-avaliação, avaliação e avaliação dos
resultados. Nestas etapas constam aplicação de questionário, aplicação de testes de cognição e
checklist do espaço físico, estes identificados a partir das variáveis encontradas na etapa de
curadoria. Assim, a metodologia proposta é sugerida para ser aplicada através de dois
instrumentos, sendo eles o questionário e o checklist. Adicionalmente, os resultados
provenientes da aplicação da metodologia proposta puderam confirmar que vistas compostas
por elementos naturais, além de preferidas pelos usuários, contribuem de forma positiva para
que estes tenham um melhor desempenho cognitivo, enquanto alunos expostos a vistas para
elementos artificiais demonstram ter piores resultados nos testes de memória, atenção e
concentração comparados aos demais cenários.

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