MATRÍCULA PPGAU 2025/2
Prezados(as),
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo comunica que a solicitação de matrícula dos discentes regulares para o período 2025/2 deverá ser feita entre os dias 01 e 05 de setembro de 2025 via portal do aluno, e que a homologação de cada matrícula deverá ser feita pelo respectivo orientador entre os dias 08 e 10 de setembro de 2025, via portal do professor.
As aulas terão início a partir de 22 de setembro de 2025.
O pedido de ajuste de matrícula e cancelamento de disciplina deverá ser feito por e-mail junto ao PPGAU entre os dias 06 e 08 de outubro de 2025.
Sobre a Matrícula
Para a realização da matrícula, o aluno deverá seguir as seguintes orientações:
1) abrir o portal do aluno;
2) menu lateral esquerdo > solicitação de matrícula;
3) turmas ofertadas > clicar em "+/-";
4) marcar a disciplina e a turma;
5) clicar em solicitar.
Obs: Depois de solicitada a matrícula, é responsabilidade do discente informar ao respectivo orientador. A homologação da matrícula é responsabilidade do professor orientador, e deve ser feita entre os dias 08 e 10 de setembro de 2025.
Os alunos que pretendem realizar matrícula na atividade de Estágio em Docência ou Estágio em Pesquisa no semestre 2025/2 devem enviar para o e-mail do PPGAU (pos.arquiteturaeurbanismo [at] ufes.br(link sends e-mail)) e, simultaneamente para o e-mail do Departamento de Arquitetura (dau.ufes [at] gmail.com(link sends e-mail)) no período de matrícula informado, o Formulário de Solicitação: Plano de Trabalho de Estágio em Docência ou Estágio em Pesquisa (baixar do site do PPGAU em Pós-Graduação > Formulários Gerais > anexo 3 ou anexo 4) para apreciação posterior do Colegiado do PPGAU e do DAU.
Obs: Não serão aceitos Planos de Trabalho enviados fora do prazo de matrícula.
Os alunos que já finalizaram os créditos relativos às disciplinas devem marcar a opção “manter vínculo” no portal do aluno. Mesmo os discentes que somente farão a defesa da tese/dissertação para a conclusão do respectivo curso também devem marcar a opção “manter vínculo” no portal do aluno.
Alunos do PPGAU interessados em cursar disciplinas em outros Programas da UFES deverão entrar em contato com o respectivo PPG solicitando a abertura de escopo. Após este procedimento, o discente deve enviar e-mail para o PPGAU (pos.arquiteturaeurbanismo [at] ufes.br(link sends e-mail)), com cópia para o respectivo orientador, os dados completos da disciplina (nome do PPG, código e nome da disciplina), solicitando que a secretaria do PPGAU faça a solicitação de matrícula via sistema acadêmico.
Alunos de outros Programas de Pós-Graduação da UFES interessados em cursar disciplinas do PPGAU deverão solicitar a matrícula na disciplina do seu interesse junto a secretaria do respectivo Programa ao qual está vinculado. Após este procedimento, o Programa de origem deverá realizar a solicitação de matrícula junto ao PPGAU via Sistema Acadêmico da Pós-Graduação da UFES (SAPU).
Entrega do Relatório de Atividades de Estágio Docência/Pesquisa
Os alunos que realizaram a atividade de Estágio em Docência ou Estágio em Pesquisa, no semestre 2025/1, também devem enviar para o e-mail do PPGAU (pos.arquiteturaeurbanismo [at] ufes.br(link sends e-mail)), no período de matrícula, o relatório final de estágio assinado (baixar do site do PPGAU em Pós-Graduação > Formulários Gerais > anexo 5).
Obs: Os alunos que fizeram estágio em pesquisa em 2025/1 também devem enviar para o PPGAU, durante o período de matrícula, o artigo produzido durante o respectivo estágio.
Relatório Semestral do aluno bolsista
Os alunos bolsistas devem enviar para o e-mail do PPGAU (pos.arquiteturaeurbanismo [at] ufes.br(link sends e-mail)), no período de matrícula, o relatório semestral do aluno bolsista (baixar do site do PPGAU em Pós-Graduação > Formulários Gerais > anexo 14).
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: a não realização da matrícula por parte dos alunos regulares dos cursos de mestrado e doutorado do PPGAU configura ato sujeito ao desligamento do respectivo curso.
DISCIPLINAS OFERTADAS EM 2025/2
PGAU1220 - Iluminação Natural no Ambiente Construído
Profª. Drª. Andréa Coelho Laranja
Horário: Segunda-feira - 08h às 12h
Carga Horária: 60h
Créditos: 4
PGAU1202 - Forma urbana: abordagens, documentação e projeto
Profª. Drª. Flavia Ribeiro Botechia
Horário: Segunda-feira - 13h às 17h
Carga Horária: 60h
Créditos: 4
PGAU1226 - Ecologias de Projeto: Métodos*
Prof. Dr. Bruno Massara Rocha
Horário: Terça-feira - 08h às 12h
Carga Horária: 30h
Créditos: 2
PGAU1227 - Ecologias de Projeto: Processos*
Prof. Dr. Bruno Massara Rocha
Horário: Terça-feira - 08h às 12h
Carga Horária: 30h
Créditos: 2
PGAU1208 - Tópicos Especiais: Arquitetura, Urbanismo e Participação
Prof. Dr. Lutero Proscholdt Almeida
Horário: Quarta-feira - 08h às 12h
Carga Horária: 60h
Créditos: 4
PGAU1301 - Tópicos Especiais: Habitação Contemporânea
Profª. Drª. Liziane de Oliveira Jorge
Horário: Quinta-feira - 08h às 12h
Carga Horária: 60h
Créditos: 4
PGAU1302 - Tópicos Especiais: Planejamento Urbano - desafios para as cidades contemporâneas
Profª. Drª. Daniella do Amaral Mello Bonatto
Horário: Quinta-feira - 14h às 18h
Carga Horária: 60h
Créditos: 4
PGAU1210 - Estágio em Pesquisa** (procurar na oferta a turma do respectivo orientador)
PGAU1214 - Estágio em Pesquisa** (procurar na oferta a turma do respectivo orientador)
PGAU1216 - Estágio em Pesquisa** (procurar na oferta a turma do respectivo orientador)
PGAU1209 - Estágio em Docência** (procurar na oferta a turma do respectivo orientador)
PGAU1213 - Estágio em Docência** (procurar na oferta a turma do respectivo orientador)
PGAU1215 - Estágio em Docência** (procurar na oferta a turma do respectivo orientador)
Obs*: Informamos que as disciplinas ofertadas pelo professor Bruno Massara Rocha serão divididas em 2 módulos (1º módulo: Ecologias de Projeto: Métodos – 23/09/2025 à 11/11/2025; 2º módulo: Ecologias de Projeto: Processos – 18/11/2025 à 10/02/2026). Informamos que o discente pode se matricular em apenas 01 (um) dos módulos caso deseje ou em ambos.
Obs**: Foram criados diferentes códigos para as atividades de estágio em pesquisa e docência, uma vez que não é permitido registrar códigos repetidos no histórico acadêmico, ainda que se refiram a atividades distintas. Essa medida visa atender aos casos de discentes que realizarem mais de um estágio em pesquisa ou docência.
