Sociedade da Informação: relações e impactos na arte, na arquitetura e na cidade

Código: PGAU1211
Curso: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa:

A tecnologia digital como fenômeno contemporâneo: as influências nos modos de conceber,

produzir e receber o espaço. Abordagem do arcabouço conceitual e filosófico que apresenta as

bases para o pensamento informacional. Estudos sobre arte, arquitetura e cidade vinculados à

tecnologia digital.


Bibliografia:

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. Obras escolhidas:

magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CARPO, M. The digital Turn in Architecture. United kingdom: John Wiley, 2013.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São

Paulo: Relume Dumará, 2002.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Organização

de Rafael Cardoso. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

GIANNETTI, Claudia. Estética Digital: Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: C/

Arte, 2006.

KOWALTOWSKI, D. et al. O processo de projeto em arquitetura da teoria à tecnologia. São Paulo:

Oficina de Textos, 2011.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2008.

OXMAN, Rivka. Theory and design in the first digital age. Design Studies, v. 27, n. 3, p. 229-265,

2006.

PASK, G. The architectural relevance of cybernetics. In: MENGES, Achim; AHLQUIST, Sean.

Computational design thinking. West Sussex: John Willey & Sons, 2011. p. 68-77.

WILSON, Stephen. Information arts: intersections of art, science, and technology. Cambridge;

London: The MIT Press, 2003.



Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910