\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Cidade, Porto e Paisagem: As transformações da paisagem portuária de Vitória

Nome: CLEMIR REGINA PELA MENEGHEL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/03/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ENEIDA MARIA SOUZA MENDONÇA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ENEIDA MARIA SOUZA MENDONÇA Orientador
MARTHA MACHADO CAMPOS Examinador Interno
VLADIMIR BARTALINI Examinador Externo

Resumo: Esse estudo busca identificar as transformações da paisagem portuária de Vitória, por meio da análise histórica de sua evolução urbana, do seu processo de desenvolvimento, dos seus aterros, a partir da implementação dos seus portos. Vitória, uma cidade portuária que nasceu e desenvolveu-se junto com seu porto, sofreu transformações significativas na sua paisagem. Essa paisagem que é reflexo de uma complexa e simbiótica relação entre porto-cidade, comum na dinâmica das cidades portuárias, pode ser caracterizada, com as devidas adaptações temporais, nos seus diversos períodos. O trabalho analisa a transformação da paisagem portuária utilizando dois referenciais teórico-metodológicos principais: Modelo de Hoyle (1989) que aborda numa análise com perspectiva histórica e cronológica o desenvolvimento da interface Cidade-Porto e o Método para Análise e Construção da Paisagem proposto por Mendonça (2005), cuja metodologia propõe entre outros aspectos, a identificação, caracterização e percepção dos principais elementos naturais e construtivos referenciais da paisagem. Foram realizadas abordagens conceituais sobre paisagem e identificação dos métodos a serem utilizados no estudo. Sobre o contexto empírico, foi analisada a relação porto cidade, a partir de abordagem histórica e participativa, com destaque para a transformação da paisagem, examinando as fontes que se constituíram de documentos originais, trabalhos acadêmicos, estudos técnicos, legislações, fotografias, cartões postais e pesquisa de campo. Para identificar os elementos que caracterizam a paisagem portuária da contemporaneidade, que foi abordada na escala regional, metropolitana e metropolitana litorânea, foi realizada uma pesquisa de campo denominada “o percurso das águas”. Nessa paisagem em transformação, que contribui para a construção da memória coletiva do lugar, existem perdas, ganhos e permanências com a implementação e desenvolvimento de seus portos. Constatou-se então, que Vitória, cuja fundação remete oficialmente ao ano de 1551, que nasceu espremida entre o mar e a montanha, e se desenvolveu junto aos cais de madeiras e trapiches, com armazéns voltados para a baía, mantem desde sempre, na função portuária, uma de suas principais forças econômicas e culturais. A relação porto-cidade em Vitória caracteriza-se, ora pela proximidade e dependência, com seus cais e trapiches e pela expansão e desenvolvimento com seu cais linear; ora pela separação física entre o porto e cidade e de busca por novos territórios na paisagem industrial estando atualmente em busca de reaproximação. O estudo concluiu que Vitória tem caracterizado nas suas paisagens os marcos referenciais da relação porto-cidade, que guardam um descompasso com a periodização proposta por Hoyle (1989). Neste contexto, busca-se chamar a atenção para a permanência da importância do porto na paisagem de Vitória, constituindo-se, a despeito das transformações estruturais ocorridas ao longo do tempo, em elemento relevante da cultura local.

Palavras-chave: Paisagem. Evolução urbana. Relação Porto-Cidade. Cidade
portuária. Paisagem portuária. Vitória.

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