ANÁLISE dos Padrões de Urbanização a Partir da Configuração
espacial: o Caso do Município de Viana
Nome: ANDRÉ AUGUSTO PEREIRA GUIMARÃES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/12/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
FLÁVIA RIBEIRO BOTECHIA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
DAVID LEITE VIANA | Coorientador |
FLÁVIA RIBEIRO BOTECHIA | Orientador |
JARRYER ANDRADE DE MARTINO | Examinador Interno |
RICARDO HERNAN MEDRANO | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação, busca compreender os padrões da urbanização dispersa do
Município de Viana, entre os anos de 1970 e 2020, por meio de análise das relações
espaciais, entre partes, de forma síncrona e diacrônica, o seu grau de acessibilidade
e centralidade com o uso do ferramental teórico-metodológico da sintaxe espacial
(HILLIER; HANSON, 1984). Combinando uma análise qualitativa e quantitativa, valeuse além da abordagem configuracional, com a sintaxe espacial, também das
abordagens histórico geográfica e tipológica projetual, no qual analisou os mapas
históricos para a reconstrução da malha urbana e análises dos usos e ocupações do
solo. Trabalhou-se com a hipótese de que a inserção, nos limites municipais, a partir
dos anos de 1970, das rodovias federais BR-101/ BR-262, alterou o padrão espacial
pretérito, alterando os padrões de conectividade, integração e acessibilidade em
termos da configuração espacial, tornando o tecido municipal fragmentado e disperso.
Assim, fez-se a identificação dos padrões de urbanização dispersos pelo território,
nomeando-os como conectados, de borda ou desconectados. Verificou-se que a
porção do território mais integrado e com os melhores valores de escolha estão
concentrados nas rodovias federais BR-101/ BR-262 ou próximo dessas, verificou-se
ainda que nessa porção do território também se concentra os padrões de urbanização
conectado e de borda. Conclui-se assim, que a sintaxe espacial, aliada com suas
variáveis topológicas e geométricas, e a identificação dos padrões de urbanização, foi
possível confirmar que as rodovias federais estruturaram e estruturam o território, é o
sistema viário responsável liga ligação intraurbana e regional do município e
responsável pela fragmentação e dispersão do território.