O novo paradigma do saber e os dispositivos urbanos para uma cidade educadora.
Nome: AGNES LEITE THOMPSON DANTAS FERREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/03/2012
Orientador:
Nome | Papel |
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CLARA LUIZA MIRANDA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLARA LUIZA MIRANDA | Orientador |
MARIA LAÍS PEREIRA DA SILVA | Examinador Externo |
MARTHA MACHADO CAMPOS | Examinador Interno |
Resumo: Discute a formação de dispositivos urbanos que possuem como característica promover a interação, a conexão, a inclusão e o aprendizado dentro do novo paradigma do saber, o qual corresponde ao processo de implicação/ multiplicação entre espaço do saber e espaço urbano, provocado por diversos agenciamentos. Resgata a importância do espaço físico na cidade contemporânea perante a propagação crescente do ciberespaço como aquele que para muitos teóricos parece ser o futuro da humanidade. Trata ainda da importância do saber em diversos campos, como a Filosofia, a Sociologia, a Educação, e, sobretudo a Arquitetura e o Urbanismo, destacando a necessidade de se pensar a cidade segundo esse estatuto do saber. Mostra como os dispositivos urbanos são encontrados na agenda das políticas públicas. Nesse contexto, utiliza como modelo a poligonal 1 do município de Vitória, composta por oito comunidades que se autodenominam Território do Bem, enfatizando como a apropriação e a produção endógena de espaços contribuem para a formação dos dispositivos urbanos. Além disso revela a atuação da Prefeitura Municipal de Vitória por meio do Plano Plurianual 2010/2013, apontando as ações e os programas que contribuem para a formação de dispositivos urbanos. Os resultados demonstram que os dispositivos urbanos são ferramentas participativas de gestão e planejamento da cidade, contribuindo para o processo de autonomia e emancipação social.