ANÁLISE ESPACIAL E CONFIGURACIONAL DAS DESIGUALDADES NO ACESSO À MOBILIDADE POR BICICLETAS NA GRANDE VITÓRIA

Nome: GERLAN DA SILVA MENEGUSSE

Data de publicação: 25/06/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLARA LUIZA MIRANDA Examinador Interno
DANIELLA DO AMARAL MELLO BONATTO Presidente
PABLO BRILHANTE DE SOUSA Examinador Externo

Resumo: O crescimento populacional e o desenvolvimento urbano apresentam desafios complexos para a mobilidade e os transportes, devido ao aumento dos deslocamentos e às desigualdades na distribuição de serviços e oportunidades de emprego. A falta de sistemas de mobilidade equitativos agrava as desigualdades socioespaciais, afetando negativamente os mais pobres. Neste contexto, a bicicleta como meio de transporte acessível economicamente, apode ampliar o acesso da população a oportunidades de emprego, lazer e serviços essenciais, além de reduzir os gastos com transporte público. No entanto, é fundamental implementar infraestrutura cicloviária tanto nas áreas centrais quanto nas periféricas, ainda que não seja o único fator que influencia sua utilização. Para os sistemas de bicicletas compartilhadas, é crucial que as estações sejam distribuídas não apenas em áreas de interesse turístico e econômico, mas também em áreas afastadas dos centros urbanos, especialmente próximas aos terminais de transporte público coletivo. Apesar do conhecimento sobre essas necessidades no planejamento urbano, ainda há pouca informação sobre a população brasileira sem acesso à infraestrutura cicloviária e aos sistemas de compartilhamento de bicicletas. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo compreender a oferta de infraestrutura e sistemas para mobilidade por bicicleta na área conturbada da Grande Vitória, envolvendo quatro municípios, a fim de evidenciar as desigualdades no acesso por parte das populações vulneráveis socioeconomicamente. A metodologia proposta envolveu a definição de critérios de
análise a partir de revisão de literatura sobre mobilidade urbana sustentável, desigualdades socioeconômicas e planejamento cicloinclusivo; Produção de análise espacial a partir de dados socioeconômicos e de estrutura urbana e de sistemas de mobilidade por bicicleta, a partir do levantamento e tratamento dos dados e das bases cartográficas para caracterização e espacialização dos municípios em estudo; Produção de análise configuracional a partir da Sintaxe Espacial, com o objetivo de compreender as desigualdades no acesso topológico à infraestrutura cicloviária e às estações do sistema de compartilhamento de bicicletas; e por último a análise conjunta dos resultados obtidos a partir da análise espacial e da análise configuracional. A metodologia adotada fez uso de ferramentas computacionais de geoprocessamento e de análise sintática para produção de mapas que fizeram parte do processo de análise, utilizando softwares de uso livre e de código aberto: PyCharm 2023.2, QGIS3.26.3 e DeptMapX. Os resultados indicaram baixa oferta de infraestrutura cicloviária e estações nos municípios analisados, especialmente nas regiões periféricas. Por outro lado, nos bairros localizados ao longo das regiões de orla e também próximas às principais centralidades do município constatou-se uma melhor cobertura desses equipamentos. Por fim, vias potenciais para expansão da rede cicloviária e alocação de novas estações foram destacadas, indicando caminhos para expansão dos sistemas nos municípios analisados.

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