FEPAS: Proposta de Ferramenta Auxiliar para o Ensino de Projeto Arquitetônico Visando a Promoção da Sustentabilidade

Nome: JOANA D'ARC PEREIRA DE BARROS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/06/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CRISTINA ENGEL DE ALVAREZ Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CRISTINA ENGEL DE ALVAREZ Orientador
DIELLY CHRISTINE GUEDES MONTARROYOS Examinador Externo
ERICA COELHO PAGEL Examinador Externo

Resumo: Arquitetos e urbanistas podem contribuir para a promoção do desenvolvimento
sustentável e na mitigação dos impactos ambientais, sociais e econômicos. Para isso, é
necessário que durante o período de formação dos projetistas, o conceito de
sustentabilidade seja reforçado principalmente nas disciplinas de desenvolvimento de
projeto que estruturam o curso de Arquitetura e Urbanismo. Diante disso, o propósito
principal da pesquisa foi desenvolver uma ferramenta auxiliar para o ensino de projeto de
arquitetura que estimule alunos e professores a utilizarem os princípios de
sustentabilidade tanto no processo de desenvolvimento do exercício projetual quanto na
avaliação dos trabalhos acadêmicos. Foram estabelecidos como objetivos específicos: 1)
Identificar as principais características do ensino de Arquitetura e Urbanismo,
especialmente nas atividades acadêmicas do denominado ateliê de projeto, e sua relação
com os conteúdos de sustentabilidade; 2) Selecionar e adaptar os indicadores de
sustentabilidade comumente utilizados nas ferramentas de avaliação existentes no
mercado, e que podem ser utilizados no ensino de projeto; 3) Criar uma ferramenta
auxiliar para o ensino de projeto e que também possa ser utilizada no processo de
avaliação dos projetos desenvolvidos pelos alunos; 4) Indicar estratégias de ensino e
aprendizagem para aplicação da ferramenta; 5) Verificar a aplicabilidade da ferramenta
proposta e avaliar os resultados. A pesquisa envolveu a análise de currículos de cursos de
Arquitetura e Urbanismo referenciais no Brasil; seleção e adaptação de indicadores de
sustentabilidade das ferramentas consideradas para aplicação em disciplinas de projeto
com foco na concepção arquitetônica; desenvolvimento de referencial teórico com
indicadores, estratégias de projeto e marcas de referência para definição de como cada
indicador deve ser avaliado e estruturação da ferramenta em planilha com pesos sugeridos
a partir dos resultados de questionário aplicado com docentes de instituições de todas as
regiões do Brasil. Os resultados demonstram que os indicadores da ferramenta proposta
– FEPAS – são passíveis de aplicação no ensino de projeto e que eles devem possuir
níveis de relevância diferentes. Espera-se que a ferramenta auxilie tanto os alunos como
os professores na condução do ensino de projeto, podendo ser eficaz na conscientização
e na formação dos futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo, assim como auxilie
os docentes na adoção de critérios objetivos para a avaliação dos trabalhos desenvolvidos
pelos alunos, amenizando o caráter subjetivo que tradicionalmente ocorre no ensino de
projeto.

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