FEPAS: Proposta de Ferramenta Auxiliar para o Ensino de Projeto Arquitetônico Visando a Promoção da Sustentabilidade
Nome: JOANA D'ARC PEREIRA DE BARROS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/06/2023
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
CRISTINA ENGEL DE ALVAREZ | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CRISTINA ENGEL DE ALVAREZ | Orientador |
DIELLY CHRISTINE GUEDES MONTARROYOS | Examinador Externo |
ERICA COELHO PAGEL | Examinador Externo |
Resumo: Arquitetos e urbanistas podem contribuir para a promoção do desenvolvimento
sustentável e na mitigação dos impactos ambientais, sociais e econômicos. Para isso, é
necessário que durante o período de formação dos projetistas, o conceito de
sustentabilidade seja reforçado principalmente nas disciplinas de desenvolvimento de
projeto que estruturam o curso de Arquitetura e Urbanismo. Diante disso, o propósito
principal da pesquisa foi desenvolver uma ferramenta auxiliar para o ensino de projeto de
arquitetura que estimule alunos e professores a utilizarem os princípios de
sustentabilidade tanto no processo de desenvolvimento do exercício projetual quanto na
avaliação dos trabalhos acadêmicos. Foram estabelecidos como objetivos específicos: 1)
Identificar as principais características do ensino de Arquitetura e Urbanismo,
especialmente nas atividades acadêmicas do denominado ateliê de projeto, e sua relação
com os conteúdos de sustentabilidade; 2) Selecionar e adaptar os indicadores de
sustentabilidade comumente utilizados nas ferramentas de avaliação existentes no
mercado, e que podem ser utilizados no ensino de projeto; 3) Criar uma ferramenta
auxiliar para o ensino de projeto e que também possa ser utilizada no processo de
avaliação dos projetos desenvolvidos pelos alunos; 4) Indicar estratégias de ensino e
aprendizagem para aplicação da ferramenta; 5) Verificar a aplicabilidade da ferramenta
proposta e avaliar os resultados. A pesquisa envolveu a análise de currículos de cursos de
Arquitetura e Urbanismo referenciais no Brasil; seleção e adaptação de indicadores de
sustentabilidade das ferramentas consideradas para aplicação em disciplinas de projeto
com foco na concepção arquitetônica; desenvolvimento de referencial teórico com
indicadores, estratégias de projeto e marcas de referência para definição de como cada
indicador deve ser avaliado e estruturação da ferramenta em planilha com pesos sugeridos
a partir dos resultados de questionário aplicado com docentes de instituições de todas as
regiões do Brasil. Os resultados demonstram que os indicadores da ferramenta proposta
FEPAS são passíveis de aplicação no ensino de projeto e que eles devem possuir
níveis de relevância diferentes. Espera-se que a ferramenta auxilie tanto os alunos como
os professores na condução do ensino de projeto, podendo ser eficaz na conscientização
e na formação dos futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo, assim como auxilie
os docentes na adoção de critérios objetivos para a avaliação dos trabalhos desenvolvidos
pelos alunos, amenizando o caráter subjetivo que tradicionalmente ocorre no ensino de
projeto.