Divulgação da obra - Porto na cidade: questões expandidas - Volume 59

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE ARTES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO – PPGAU

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo tem a satisfação de divulgar a publicação do livro Porto na cidade: questões expandidas, organizado pelas Professoras Dra.Martha Machado Campos e Dra. Flávia Nico Vasconcelos, volume da 59 Coleção Pesquisa da Ufes, pela editora universitária Edufes.

Organizado em três partes, cobrindo um largo arco temporal de mais de um século, o livro nos leva a refletir sobre a relação entre os portos e as cidades a partir de diferentes campos de conhecimento: arquitetura e urbanismo, paisagem e projeto, planejamento e sustentabilidade. O livro trata da relação entre o porto e a cidade e tem como forte e constante referência à cidade de Vitória. Porém ao longo dos capítulos se fazem comparações com outras cidades abrindo uma possibilidade Instigante ao permitir trabalhar com analogias e diferenças em estudos comparados. Evidentemente não se tratou de procurar encontrar leis ou modelos, mas inserir os casos estudados em um sistema complexo de relações.