Summary: Este trabalho configura-se como um estudo de abordagem qualitativa, no qual pretende-se analisar aspectos urbanos e subjetivos da relação com a cidade a partir da perspectiva dos participantes que serão os usuários e trabalhadores do CAPS Cidade em Cariacica, ES. CAPs D é Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas - CAPS AD. Dentre os métodos utilizados estão o cartográfico e entrevistas semiestruturadas. A cartografia busca traçar esse plano de experiência ao mesmo tempo em que acompanha as repercussões das intervenções que são inerentes ao ato de pesquisar. Requer das pesquisadoras escuta ativa e aberta com o intuito de compreender a instituição pela voz na boca dos participantes/ pacientes. Na etapa da coleta de dados busca-se atender de forma harmoniosa os preceitos éticos da pesquisa. Desta forma, os participantes serão informados sobre o curso deste estudo, bem como seus objetivos e consequências mediante apresentação, leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme a resolução nº 466/2012. Além da entrevista semiestruturada descrita acima, faremos observações participantes como estratégia de estudo de campo com o intuito de fomentar interações com os usuários e funcionários ao participar de atividades externas e internas realizadas pelo CAPS Cidade. Os registros serão feitos no modelo diário de campo, fotografias, gravações de áudios e imagens, que atenderão ao princípio ético do anonimato e sigilo.
Realizaremos para efeito de coleta de dados: a entrevista semiestruturada com a coordenação do CAPS Cidade; 3 (três) observações participantes dentro do CAPS durante o período de 4 horas cada para iniciar o processo de imersão; participação em 3 (três) oficinas realizadas com os usuários nas dependências do CAPS e 2 (dois) passeios externos no território em que o CAPS costuma desenvolver tais atividades.
Após as atividades acima descritas a pesquisadora elaborará junto com os usuários do CAPS Cidade um mapa do território a partir do diário de bordo, a entrevista semiestruturada com a coordenação, das fotografias, das gravações de áudios e de imagens e demais dos registros que houver.
Após os dados coletados na entrevista semiestruturada será realizada a análise do discurso para identificar categorias de sentidos referentes aos espaços urbanos aonde se inserem as atividades desenvolvidas por esse dispositivo.
Esta pesquisa será realizada como projeto final de graduação por Maria Clara Reis Aguiar 2m 2022/01

Starting date: 2022-05-10
Deadline (months): 6

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Clara Luiza Miranda
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910