Habitação Social na América Latina

Resumo: Pretende reunir a produção de habitação social latino-americana desde a arquitetura às políticas públicas realizada a partir dos anos 2000. Para efetivar tal objetivo visa constituir um banco de dados, critérios de organização e de análise desse material, disponibilizando-os mediante dispositivos acessíveis como a internet. Além disso, pretende constituir tanto uma rede de pesquisa com instituições nacionais e internacionais como se integrar às redes e plataformas preexistentes. O projeto será conduzido por Clara Luiza Miranda e Lutero Procholdt Almeida.
A moradia, como direito social, tem sido pautada no Brasil e nos demais países latino-americanos, tanto devido os consideráveis déficits habitacionais desses países, como pela precariedade e vulnerabilidade de parte de suas populações pobres. Estas habitam, frequentemente, partes da cidade consideradas ilegais e informais, a periferia ou áreas abandonadas da cidade relegadas à própria sorte, sem assistência técnica ou recursos relegadas pelo planejamento e pela regulação urbanística. Porém, há também boas ideias, concebidas e concretizadas, as quais devem ser difundidas, há desenvolvimento de soluções que incluem criativamente na agenda da arquitetura e urbanismo, que devem ser analisados, difundidos e multiplicado, conforme sua exiquibilidade.
Constatamos uma grave crise imobiliária [políticas e econômica] mundial da habitação, no entanto, acreditamos que tanto arquitetos, urbanistas e construtores, junto a outros profissionais, sobretudo, quando atuam interdisciplinarmente, assim como as próprias comunidades podem contribuir com alternativas para mitigá-la. Aqui investigaremos a agenda da habitação social na América Latina. As proposições que vêm unindo as “ideias aos lugares”, ao elaborar suas próprias concepções (diagnósticos e prognósticos), ações e intervenções sobre os problemas habitacionais que enfrentam.

Data de início: 10/05/2018
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado LUCAS DAMM CUZZUOL
Aluno Mestrado OSCAR EDUARDO PRECIADO VELASQUEZ
Coordenador CLARA LUIZA MIRANDA
Pesquisador MARTHA MACHADO CAMPOS
Vice-Coordenador MARIO VICTOR MARQUES MARGOTTO

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910