Tecnologia para a Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo

Resumo: Os aspectos relacionados à sustentabilidade no âmbito da arquitetura e do urbanismo possuem, como principal característica, a necessidade de estudos multi e interdisiciplinares. Quando os aspectos concentram-se na relação da tecnologia com o conceito de sustentabilidade, embora ocorra uma natural recorte na abrangência do tema, ainda assim suscita a possibilidade de desenvolvimento de um infindável leque de temas.
Essa pesquisa refere-se à continuidade dos estudos desenvolvidos no âmbito do projeto anterior denominado Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo (SUSTENTA) porém com direcionamento específico para o estudo de materiais, eficiência e conforto. Será dado sequencia, também, aos estudos desenvolvidos em ambientes inóspitos, tais como a Antártica e as Ilhas Oceânicas, visto haver um melhor controle das variáveis nos experimentos realizados nesses locais. Se por um lado os ambientes inóspitos permitem a realização dos experimentos nas edificações, por outro, espera-se também desenvolver estudos nos meios urbanos tradicionais, especialmente na relação do clima com as morfologias urbanas, visando aprimorar os estudos de eficiência térmica e de conforto para os transeuntes.
A metodologia considera as seguintes etapas: revisão bibliográfica; sistematização das informações; medições, testes/ensaios e simulações; análise dos resultados; publicações de artigos e elaboração do relatório final. A proposta possui viabilidade financeira.

Data de início: 2014-05-05
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Dielly Christine Guedes Montarroyos
Aluno Mestrado Wagner Gomes Martins
Aluno Mestrado Bernardo Zandomenico Dias
Colaborador Marcia Bissoli Dalvi
Coordenador Cristina Engel de Alvarez

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910