Tecnologia para a Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo

Resumo: Os aspectos relacionados à sustentabilidade no âmbito da arquitetura e do urbanismo possuem, como principal característica, a necessidade de estudos multi e interdisiciplinares. Quando os aspectos concentram-se na relação da tecnologia com o conceito de sustentabilidade, embora ocorra uma natural recorte na abrangência do tema, ainda assim suscita a possibilidade de desenvolvimento de um infindável leque de temas.
Essa pesquisa refere-se à continuidade dos estudos desenvolvidos no âmbito do projeto anterior denominado Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo (SUSTENTA) porém com direcionamento específico para o estudo de materiais, eficiência e conforto. Será dado sequencia, também, aos estudos desenvolvidos em ambientes inóspitos, tais como a Antártica e as Ilhas Oceânicas, visto haver um melhor controle das variáveis nos experimentos realizados nesses locais. Se por um lado os ambientes inóspitos permitem a realização dos experimentos nas edificações, por outro, espera-se também desenvolver estudos nos meios urbanos tradicionais, especialmente na relação do clima com as morfologias urbanas, visando aprimorar os estudos de eficiência térmica e de conforto para os transeuntes.
A metodologia considera as seguintes etapas: revisão bibliográfica; sistematização das informações; medições, testes/ensaios e simulações; análise dos resultados; publicações de artigos e elaboração do relatório final. A proposta possui viabilidade financeira.

Data de início: 05/05/2014
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado BERNARDO ZANDOMENICO DIAS
Aluno Mestrado DIELLY CHRISTINE GUEDES MONTARROYOS
Aluno Mestrado WAGNER GOMES MARTINS
Colaborador MARCIA BISSOLI DALVI
Coordenador CRISTINA ENGEL DE ALVAREZ

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910