Espaços Públicos Abertos e o Usufruto da Paisagem: 1860 a 1916 - Vitória (ES)

Nome: ANNA KARINE DE QUEIROZ COSTA BELLINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/03/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ENEIDA MARIA SOUZA MENDONÇA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ENEIDA MARIA SOUZA MENDONÇA Orientador
NELSON PÔRTO RIBEIRO Examinador Interno
VLADIMIR BARTALINI Examinador Externo

Resumo: O usufruto do espaço público e a apreensão do olhar do citadino sobre a cidade de Vitória, especialmente quanto às suas impressões sobre a paisagem local entre os anos de 1860 e 1916 constituem os objetos primordiais deste trabalho.
A metodologia adotada foi norteada, em especial pelo exame de fontes primárias como os Relatórios e Mensagens de Governo e os periódicos locais pertencentes ao intervalo estudado.
Tomando-se como referencial os espaços que mais se destacaram enquanto promotores da vivência cotidiana da população foi possível a identificação dos espaços onde eram realizadas práticas contemplativas na cidade, bem com a classificação dos mesmos visando delinear a estrutura do trabalho.
A abordagem do tema permitiu a identificação da capacidade do morador/observador local de, a partir de sua experiência cotidiana, concentrar a visão em elementos da cidade e de seu entorno, demonstrando uma noção de território e de reconhecimento do lugar. Em que pese o fato da temática escolhida constituir-se de um processo subjetivo que o indivíduo constrói com o território, o valor simbólico da paisagem foi assumido e registrado podendo ser percebido nas fontes utilizadas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910