Crianças e Território:
um Estudo de Representações Infantis no Núcleo de Holanda em Santa
leopoldina-es

Nome: LORENA FRASSI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/05/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUTERO PROSCHOLDT ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO AMARAL DE ANDRADE Examinador Externo
ENEIDA MARIA SOUZA MENDONÇA Examinador Interno
LUTERO PROSCHOLDT ALMEIDA Orientador

Resumo: Utilizando como direcionador da pesquisa a seguinte questão problema “É possível que
um dado grupo de crianças demonstre interesse, engajamento e contribuam no
planejamento territorial da comunidade em que vivem?”, essa pesquisa abordou os temas
de planejamento territorial participativo, o envolvimento e engajamento de crianças em
políticas públicas – especialmente aquelas que envolvem o planejamento territorial – e a
gamificação no desenvolvimento de propostas para o território onde estão inseridas.
Como forma de atender aos objetivos gerais e específicos traçados, realizou-se uma
pesquisa empírica com um grupo de crianças do núcleo de Holanda, no munícipio de
Santa Leopoldina/ES com idades entre 10 e 12 anos pertencentes ao 6º e 7º ano da Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Alfredo Leppaus. As atividades
realizadas com as crianças foram divididas em três etapas, sendo elas: desenho à mão
livre, o uso do geogame Minecraft como ferramenta para a etapa de intervenção e
planejamento territorial e, por fim, perguntas de avaliação das atividades.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910