ILUMINAÇÃO Natural: Contribuições para o
processo de Projeto em Edificações Escolares

Nome: YULLI RIBEIRO MAPELLI BASILIO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/06/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉA COELHO LARANJA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉA COELHO LARANJA Orientador
EDNA APARECIDA NICO RODRIGUES Examinador Interno

Resumo: A utilização da luz natural nos espaços internos deve ser feita de forma
cuidadosa, considerando os aspectos da luz de ordem quantitativa e qualitativa.
Esta avaliação deve estar incorporada ao processo de projeto arquitetônico a fim
de se obter espaços edificados mais eficientes. Vale destacar a relevância de se
considerar estas questões para ambientes educacionais, podendo a luz afetar
diretamente o desenvolvimento dos alunos. Desta forma, essa pesquisa tem
como objetivo analisar estratégias de iluminação natural no processo de projeto
de arquitetura educacional. Os procedimentos metodológicos foram
segmentados em duas partes: Construção do Checklist e Construção do roteiro
para entrevista. A construção e análise do checklist envolveram as categorias
elencadas com base nas referências biliográficas, simulações com o Software
TropLux 7 e Velux, análise por meio da carta solar e observações in loco a partir
de aplicação em ambiente existente. A construção do roteiro para a entrevista
foi baseado nas categorias determinadas no checklist e por conseguinte,
utilizado para analisar a inserção da iluminação natural no processo de projeto
de edificações escolares pela equipe de projetos da Prefeitura Municipal de
Vitória (PMV). Como principal conclusão destaca-se que os estudos da
iluminação natural devem prever uma abordagem quantitativa e qualitativa. A
incorporação da iluminação natural no processo de projeto arquitetônico de um
espaço escolar deve ser entendida como o atendimento das categorias:
desempenho luminoso no ambiente interno, eficiência energética da edificação,
integração ambiente interno e externo e dinâmica da luz. Os resultados com
relação à construção e análise do checklist mostraram que a categoria
“Desempenho luminoso do ambiente interno”, deve abordar questões
relacionadas à integração da iluminação natural no ambiente interno de maneira
funcional. Na categoria “Eficiência energética da edificação”, devem ser
abordadas questões relacionadas à integração da iluminação natural com a
iluminação artificial, a fim de conciliar o acendimento das luminárias. Na
categoria “Integração ambiente interno e externo”, devem ser abordadas
questões relacionadas à integração do ambiente interno com o ambiente exterior
da edificação, observando-se interferências do entorno urbano bem como do
ângulo de visão externo e da volumetria da própria edificação. Na categoria
“Dinâmica da Luz”, devem ser abordadas questões relacionadas aos desenhos
de luz nos espaços internos, considerando áreas de cheios e vazios, luz e
sombra. A análise do checklist aplicado à escola existente, confrontada com as
respostas da entrevista apontam para a necessidade de incorporação de
diretrizes que possam auxiliar o processo de projeto de edificações escolares
com relação à inserção da iluminação natural nas quatro categorias propostas
na pesquisa.

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