DEGRADAÇÃO POR VIBRAÇÃO EM ALVENARIA DE TIJOLO CERÂMICO
O IMPACTO DO TRÁFEGO VIÁRIO NO SÍTIO HISTÓRICO DE
SANTA LEOPOLDINA - E.S.

Nome: Angelica Maria Fonseca Dornelas
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/03/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Renata Hermanny de Almeida Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Geilma Lima Vieira Examinador Externo
Renata Hermanny de Almeida Orientador
Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjad Examinador Externo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo a investigação da deterioração de edifícios históricos construídos em alvenaria de tijolo cerâmico, decorrente de fissuração e sua correlação com o impacto de vibrações mecânicas geradas por tráfego viário. Apresenta como objeto o Sítio Histórico de Santa Leopoldina, protegido por tombamento (1983) e localizado em região centro serrana, interior do estado do Espírito Santo. A área de estudo compreende segmento da Rodovia ES-080 (Rodovia José Sette), na cidade de Santa Leopoldina denominada Avenida Prefeito Hélio Rocha e Avenida Presidente Vargas. Essa, eixo estruturante do sítio histórico (onde se concentra a maior parte dos edifícios protegidos), é corredor de passagem de intenso tráfego diário de veículos de grande porte. Em conjunto, a pesquisa se realiza por meio de métodos científicos, adotando abordagem histórica, conceitual, empírica e experimental, de âmbito qualitativo e quantitativo, direcionada à avaliação do impacto do fluxo viário em alvenarias de tijolo cerâmico na forma de vibração. Para tanto, observa a origem do tráfego; verifica índices limites de resistência de vibração, para cada sistema construtivo; e propõe recomendações para redução da circulação de veículos, principalmente os de maior peso. Conclui, com a indicação de medidas direcionadas ao controle e à diminuição do tráfego viário; e de procedimentos técnicos adequados à salvaguarda dos edifícios, preservando o sistema construtivo original.
Palavras chaves: Tráfego viário. Vibração. Alvenaria de tijolo. Sítio histórico.

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