Urbanização e impactos no ambiente construído

Código: PGAU-1217
Curso: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: A cidade e a transformação do ambiente construído a partir processo de urbanização. A industrialização e suas relações com a urbanização. Os arranjos produtivos pós-industriais e os re-arranjos territoriais. A disseminação de impactos por meio dos processos de conurbação, metropolização e megalopolização. As novas centralidades e a diluição da metrópole. O domínio urbano sobre o território.
Bibliografia: ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Urbanismo em fim de linha e outros estudos sobre o colapso da modernização arquitetônica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espaço-tempo na metrópole: a fragmentação da vida cotidiana. São Paulo, Editora Contexto, 2001.
CARLSON Allen. Aesthetics and the environment. The appreciation of nature, art and architecture. London and New York: Routledge, 2002.
GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço urbano. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
GUERRA, Antônio José Teixeira e CUNHA, Sandra Baptista da (org.). Impactos Ambientais urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
HAESBAERT. Rogério. O mito da desterritorialização. Do "fim dos territórios" à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
HARVEY, David. Espaços de esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
HARVEY, David. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MÜLLER-PLANTENBERG, Clarita e AB'SABER, Aziz Nacib (org.). Previsão de impactos: O estudo de impacto ambiental no leste, oeste e sul. Experiências no Brasil, na Rússia e na Alemanha. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
RIBEIRO, Luiz César de Queiroz (org.). Metrópoles: Entre a coesão e a fragmentação, a cooperação e o conflito. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. Rio de Janeiro: FASE - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, 2004.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. 2ª edição. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.
SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Studio Nobel, 1985.
SOUZA, Marcelo Lopes de. O desafio metropolitano. Um estudo sobre a problemática sócio-espacial nas metrópoles brasileiras. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 2000.
SOUZA, Maria Adélia Aparecida. A identidade da metrópole: a verticalização em São Paulo. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1994.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910